Menu

Reportagens

Mulheres Que Impactam

O Conselho da Empresária da CIC de Caxias do Sul celebra mais de duas décadas de atuação

"A partir da criação do Conselho, a participação do público feminino nas atividades da CIC ganhou nova dimensão e representatividade, com atuação em cargos da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo", explica a atual presidente, Cintia Buzin Estima-se que o Conselho da Empresária realizou ao longo destes 20 anos cerca de 700 ações entre encontros, palestras, programações culturais e sociais. Eventos que reuniram milhares de mulheres - e cada vez mais conta com a participação dos homens nos eventos

O Conselho da Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul foi fundado em 14 de abril de 1997, na gestão do empresário Aldenir Stumpf, com a iniciativa da Diretoria de Comunicação e Marketing, dirigida na época por Fúlvia Stedile Angeli Gazola e Dina de Queiroz Gazola. Então denominado Conselho da Mulher Empresária/Executiva da CIC, teve como primeira coordenadora Marta Stumpf. “A partir da criação do Conselho, a participação do público feminino nas atividades da CIC ganhou nova dimensão e representatividade, com atuação em cargos da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo”, explica a atual presidente, Cintia Buzin. “Baseado na missão da CIC e na liberdade de empreender, o Conselho assume a tarefa de colaborar na conscientização e difusão da cultura da qualidade para o quadro associativo e comunidade em geral. Nessas duas décadas, a entidade promoveu diversos eventos em prol desses objetivos”, descreve a presidente.

Com o objetivo de aproximar o público feminino da CIC nas reuniões-almoço, palestras e atividades da Casa, acompanhando e representando a Entidade em projetos de âmbito do conhecimento empresarial, cultural, social, político e econômico, logo em seu primeiro ano de atuação o Conselho desenvolveu importantes ações. Presidido inicialmente por Marta e Fúlvia, e com o apoio de outras 46 mulheres, em 1997 a organização criou três projetos: Banco da Mulher, Comunidade e Educação e Cultura. Cada um com objetivos próprios e grupos de trabalho distintos.

Outra ação muito representativa foi o Projeto CIC Qualidade de Vida, lançado pelo Conselho no dia 17 de julho de 1999, durante o Dia da Qualidade Caxias. Implementado na gestão de Lisete Alberici Oselame, a ação tinha como público-alvo as famílias dos bairros da cidade. Ao longo dos anos em que a atividade foi realizada, promoveu encontros nas áreas da saúde e higiene, meio ambiente, educação e cultura, esporte e lazer e relacionamento interpessoal.

Calcula-se que o Conselho da Empresária realizou ao longo destes 20 anos cerca de 700 ações entre encontros, palestras, programações culturais e sociais. Eventos que reuniram milhares de mulheres – e cada vez mais conta com a participação dos homens nos eventos. Desde personalidades reconhecidas na Literatura, como a escritora Lya Luft e Márcia Tiburi, até mulheres que estão à frente de grandes companhias, como a empresária Amália Sina e Chieko Aoki, fazem parte da lista de pessoas que ministraram palestras junto à Entidade. Entre as ações que mais se destacam estão o encontro mensal Café com Informação e o distinto Jantar Anual Noite da Salada. 

Integrantes do Conselho da Empresária desde a sua Fundação, em 1997: Adriana Becker Narvaes, Agatha Maria Tonietto, Ana Meri Sebhe De Carli, Angela de Cássia Freire, Anna Izabel Corsetti, Beatriz Caregnato da Silva, Célia Marin, Christiane Finger, Cinara Alexandre Gobbi, Cintia Buzin, Claudia Vieira, Cláudia Sassi, Cleusa Lisot, Daniela Fiorese Lucchese, Denise Focardi C. Gallio, Dina Beatriz Gazola, Eda Cousseau Argenta, Eleuse Citton, Elizete Citton, Elizete Tondo, Elsa Marinho De Antoni, Fabiana Restelatto Tadiello, Franciele Granada, Fúlvia Stedile Angeli Gazola, Grasiela Scheid Tesser, Jane Maria da Silva Santos, Joice Baugarten, Josiane Fochesato, Julia Dunia Schmitt, Jycela Pante, Leonor Guimarães, Liamara Stüemer, Liliana Zambon da Silveira, Lisete Alberici Oselame, Magali Quadros, Magda Regina Wormann, Márcia Duso, Márcia Marangon Rosa, Margareth Dezorzi, Maria Gorete Gedoz, Maria Helena Ayala, Maria Luiza Calcagnoto, Maria Inês Argenta, Marien Salatino Rech, Marília Dal Zotto, Marli Trentin, Marta De Antoni Susin, Marta Michelon, Marta Stumpf, Mirian Gazola, Mirtes Fabris Rodrigues, Monica R. Paraboni, Nilva Theresinha Randon, Paula Chiarello, Rosane Bender Demari, Sandra Granetto, Shirlei Omizzolo, Silvana Mosele, Simoni Schiavo, Sirley Sonda Massoni, Stelamaris Parenza, Suzana Maria De Conto, Tatiana Andreola, Teresinha Tregansin, Valéria Alberti, Valéria Rossarola, Vera Záttera, Zeli Dambros