Menu

Reportagens

Kumon Caxias São Pelegrino Completa 23 Anos de Atuação

Marisa Ana Carletto Fardo é pioneira em aplicar o método de ensino em Caxias do Sul

A educadora Marisa Ana Carletto Fardo é a precursora do método Kumon em Caxias do Sul; há 23 anos ela comanda a franquia Kumon Caxias São Pelegrino. Foto: Gilmar Gomes

A metodologia Kumon busca oferecer ensino individualizado e desenvolver o autodidatismo ao trabalhar o aluno conforme seu ritmo e capacidade. “Somente no último ano, a Unidade pioneira na cidade (com sede na Rua Coronel Flores, 510, sala 55, bairro São Pelegrino, Condomínio Tedesco Executive Center), cresceu 10%”, afirma a educadora Marisa Ana Carletto Fardo, que atua aplicando a metodologia em Caxias do Sul há 23 anos. De acordo com ela o nicho pré-escolar e de alfabetizandos (dos 3 aos 6 anos de idade) foi o que mais avançou no período, contabilizando crescimento de 15%. O inglês, introduzido pela franqueada caxiense em 2007, foi a matéria mais procurada no último ano.

Como funciona?

A franquia do Kumon Caxias São Pelegrino trabalha com três disciplinas: matemática, língua pátria (português) e inglês. Ao longo de 23 anos um número expressivo de alunos passaram pela escola e foram beneficiados pelo método de ensino exclusivo (O Kumon completou 60 anos de atuação no mundo). “No início da escola em Caxias, há duas décadas, as pessoas enxergavam o Kumon como escola de reforço e aula particular. Com o tempo foram compreendendo o diferencial e os benefícios da metodologia, que associa conteúdo e lógica para expandir o potencial do aluno, desenvolvendo aspectos como disciplina, responsabilidade, autoconfiança e autodidatismo”, explica Marisa.

O método Kumon

Criado pelo professor japonês Toru Kumon, em 1954, o Kumon é uma metodologia exclusiva e amplamente aplicada no mundo todo que visa a incentivar a autonomia das crianças desde cedo, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um, de forma individualizada. No método Kumon, o aluno desenvolve confiança e raciocínio que serão refletidos nos estudos e na vida. É ideal para inserir a criança no universo da aprendizagem de modo natural, colaborando para seu desenvolvimento intelectual e pessoal, na fase em que as crianças têm mais facilidade de aprender, memorizar e desenvolver novas habilidades. Por ser individualizado, o método não se prende à idade ou ano escolar. No Kumon, cada aluno estuda no ponto mais adequado à sua capacidade, podendo avançar além dos conteúdos de seu ano escolar. Um dos principais objetivos da metodologia é expandir o potencial do aluno e desenvolver a disciplina, responsabilidade, autoconfiança e autodidatismo. Site: www.kumon.com.br

Marisa Ana Carletto Fardo

No comando do Kumon Caxias São Pelegrino, Marisa Ana Carletto Fardo é formada em Matemática pela PUC-RS. Com toda a trajetória profissional ligada à educação, lecionou por diversos anos na Escola Estadual Cristóvão de Mendoça, ocupou cargos de vice-direção em duas instituições e sentiu que ainda poderia contribuir muito com a educação. Foi quando conheceu o método Kumon. Por ser individualizado, trabalhando o aluno dentro do seu ritmo e capacidade, e por desenvolver o autodidatismo, sentiu na filosofia do método o que buscava para completar a educação dos seus dois filhos. Viu também uma oportunidade de continuar a trajetória na formação de pessoas e no desenvolvimento do potencial humano. Nesses 23 anos trabalhando com o Kumon, pode acompanhar centenas de alunos que alcançaram resultados magníficos na escola e na vida.