Menu

Reportagens

Iniciativa Feminina

Microempa fomenta empreendedorismo entre as mulheres

O grupo de Empreendedoras da Microempa foi formado em 2018 para fomentar o desenvolvimento empresarial feminino

O grupo de Empreendedoras da Microempa foi formado em 2018 para fomentar o desenvolvimento empresarial feminino. “Somos 20 empresárias das mais diversas áreas e formamos um dos grupos setoriais da Microempa. Nosso objetivo é quebrar o isolamento das micro e pequenas empreendedoras, promovendo o seu desenvolvimento, pois acreditamos que ele desencadeia o crescimento dos diversos setores em que elas atuam, podendo aquecer a economia da comunidade como um todo”, explica Debora Cristina De Boni, coordenadora do grupo.

“O Grupo Setorial das Empreendedoras iniciou as atividades durante a Retomada do Empreender Convencional no RS, uma iniciativa da Federasul. “A presidente Simone Leite (reeleita para mais uma gestão no cargo),  assumiu o compromisso de incentivar e motivar a criação de Núcleos de Mulheres Empresárias”, conta Débora. “Essa é uma prioridade também para a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB”, complementa.

O grupo de Empreendedoras da Microempa fomentará o empoderamento feminino por meio da troca de experiências e aprendizado coletivo, promovendo o crescimento pessoal e profissional das mulheres envolvidas, alavancando a performance das participantes com o intuito maior de gerar negócios. “Embora a formação do grupo seja bastante recente, já realizamos o Cadastramento junto ao Programa Al-Invest, que pode viabilizar investimento em ações do grupo, financiando atividades de capacitação das participantes”, explica Débora. Também em março de 2018 o grupo realizou evento em formato de painel alusivo ao Dia da Mulher. Na oportunidade uma integrante de cada grupo setorial da entidade apresentou a sua história de empreendedorismo.

Em maio de 2018 o grupo foi representado no 1ª Seminário de Núcleos Empreender da Federasul, realizado no Hotel Master Premium em Gramado. A ocasião teve como escopo a integração dos grupos setoriais vinculados à FEDERASUL. Já em outubro houve a participação do grupo da Microempa no evento Feminina, realizado pela APEME (de Garibaldi). O encontro reuniu cerca de 400 mulheres empreendedoras da Serra Gaúcha. Em novembro o grupo também celebrou o dia mundial do empreendedorismo feminino, oportunidade em que as próprias participantes do grupo ministraram oficinas. As atividades tiveram o intuito de otimizar o dia a dia da mulher empreendedora. Cerca de 120 profissionais dos mais diversos segmentos participaram desse evento. Nesse último encontro do grupo em 2018 foram entregues exemplares da edição mais recente (à época) da revista NOI. “Temos como diretriz, para 2019, realizar atividades que proporcionem o aperfeiçoamento das empreendedoras na gestão dos seus negócios”, conclui Débora.