Menu

Notícias

Expoagas 2019 Celebra a Movimentação de R$ 539 Milhões em Negócios

O número representa crescimento de 6% nos negócios em relação a edição anterior do evento

Expoagas 2019 evidenciou categorias que deverão se destacar nas gôndolas dos supermercados no segundo semestre; na foto, Caroline Pierosan com o gerente de marketing da Vinícola Aurora, Rodrigo Valério "As pessoas querem se alimentar melhor, mas ainda falta renda. Estamos otimistas que este cenário evolua nos próximos meses", projeta Longo; na foto, Caroline Pierosan com a gerente de exportações da Vinícola Aurora, Rosana Pasini Mais de 50 mil pessoas circularam pelo evento nos três dias de feira; na foto, a editora da NOI Caroline Pierosan entrevista o presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo

A Expoagas 2019 – 38ª Convenção Gaúcha de Supermercados superou recordes históricos de negócios concretizados ao longo dos três dias de atividades (20 a 22 de agosto) do evento. A feira evidenciou mudanças de mercado que serão sentidas a partir do início de setembro por consumidores de todo o Rio Grande do Sul. O volume de negociações transacionadas entre os visitantes e os 372 expositores do evento chega à R$ 539 milhões. A cifra representa um crescimento de 6% em relação à edição passada do encontro. 

A feira é promovida há mais de três décadas pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e costuma refletir, em seus corredores, as tendências de futuro para o varejo, as mudanças no comportamento dos consumidores e as inovações que a indústria está preparando para último quadrimestre do ano. “Hoje, um supermercado médio cadastra 80 novos produtos por semana em sua operação, mostrando a capacidade de inovação da indústria. Os expositores da Expoagas 2019 apresentaram mais de 800 lançamentos de equipamentos, produtos, embalagens, versões e sabores aos visitantes”, salienta Antônio Cesa Longo, presidente da Agas.

Destaque para o segundo dia do evento, quando mais de 20 mil players da cadeia do abastecimento acessaram os pavilhões da Fiergs. No total, mais de 50 mil pessoas circularam pela feira durante três dias. Os visitantes foram oriundos de 275 municípios gaúchos e 420 cidades brasileiras. Longo destaca que 19% dos expositores participaram do evento pela primeira vez.

Pesquisa

Durante os dois primeiros dias da feira, o Instituto Segmento Pesquisas entrevistou 100 dos expositores para saber o grau de satisfação e a percepção geral sobre o evento. O estudo mostra que 81% dos participantes ouvidos ampliaram sua carta de clientes; e 64% dos expositores informaram ter realizado negócios com compradores de outros segmentos. “A Expoagas é uma feira plurissetorial, por isso mais uma vez convidamos representantes de bares, farmácias, hotéis, restaurantes e lojas, dentre outros setores, a prestigiarem o evento. Os supermercados defendem a liberdade econômica e querem oportunizar as mesmas oportunidades e os mesmos fornecedores de que dispõe para toda a cadeia”, sublinha Longo.

Farmácias, Medicamentos e Mercados

“Não solicitaremos que as farmácias parem de comercializar alimentos, produtos de bazar e de higiene. Acreditamos que o consumidor precisa ser o único beneficiado, e quanto mais opções ele tiver, melhor será seu abastecimento”, esclarece Longo, explicando por que a AGAS pleiteia a comercialização de medicamentos que não necessitam de receita nos supermercados. “Estes produtos já estão ao alcance dos consumidores no autosserviço das farmácias, sem necessidade da chancela do farmacêutico”, ressalta.

Tendências e Hábitos de Consumo

Expoagas 2019 evidenciou categorias que deverão se destacar nas gôndolas dos supermercados no segundo semestre. Além de expositores de alimentos funcionais e que denotam preocupação com a saúde e o bem-estar dos consumidores, outras categorias puxaram o resultado positivo da feira de negócios: equipamentos, produtos de limpeza e bebidas mereceram especial destaque pelo desempenho nas vendas. “As pessoas querem se alimentar melhor, mas ainda falta renda. Estamos otimistas que este cenário evolua nos próximos meses”, projeta Longo.

Perfil do Visitante

Do total de visitantes da Expoagas 2019, 82% foram oriundos do varejo – os supermercados representam 63,4% do total, seguidos de açougues (11%), farmácias (5,4%), lojas de conveniência (5,1%) e padarias (3,1%). A feira registrou, ainda, a visita de representantes de atacados, bares, bazares, lojas de R$ 1,99, hospitais, petshops e agropecuárias, entre outros setores do varejo, da indústria e do setor primário. “Neste ano, pela primeira vez, franqueamos a participação também aos produtores rurais, buscando oferecer este grande palco de aprendizado e de negócios para os homens e mulheres do campo”, sublinha Longo. Outro número comemorado pela Agas é o de empresas participantes: 6,9 mil companhias estiveram representadas na Convenção, oriundas dos 27 estados brasileiros e de outros 12 países – incluindo uma comitiva da Tunísia, estreante entre os visitantes. “Cada empresa trouxe em média sete participantes para a Expoagas, dividindo suas equipes entre as programações e a feira de negócios para aproveitar todas as oportunidades”, explica Longo. O perfil dos visitantes mostra ainda que 71,3% dos participantes estão voltando à Expoagas em 2019, e 28,7% são estreantes. “Comemoramos esta oxigenação, trazendo cada vez mais profissionais para este grande centro de aprendizado, troca de conhecimentos e bons negócios”, afirma o presidente da Agas.

Fidelização para Expoagas 2020

O estudo desenvolvido pelo Instituto Segmento mostra que 91% dos expositores afirmaram que pretendem retornar à feira em 2020. Entre os entrevistados, 86% informaram que irão superar ou atingir as expectativas de negócios durante a feira, e 92% consideram a Expoagas melhor ou igual aos demais eventos de que participam. Com relação ao cenário macroeconômico, 84% dos entrevistados pelo Instituto Segmento percebem mudanças nos hábitos de consumo dos consumidores em função da crise econômica; 68% pretendem investir ou contratar novos funcionários ainda neste ano; e 77% acreditam na retomada da economia ainda em 2019. “Além da qualificação e negócios, o evento garante uma injeção de ânimo e de otimismo aos participantes, e isso certamente estará refletido no dia a dia das empresas nas próximas semanas”, observa Longo.

Destinação dos Resíduos

Pela primeira vez, a Agas firmou parceria com a empresa Juntapel, que recolheu, separou e destinou os resíduos sólidos gerados durante a feira. Somente durante os dois primeiros dias do evento, foram recolhidas 19 toneladas de resíduos – e 78% deste total foram reciclados. Além disso, para evitar desperdícios, o Banco de Alimentos do Estado, da Fiergs recebeu dos expositores alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza referentes às sobras da feira. Os donativos serão encaminhados às mais de 300 entidades carentes atendidas pelo Banco de Alimentos na Capital. Ainda neste ano, em parceria com a empresa Coleto, especializada na coleta e transporte de óleo de cozinha usado, a Agas administrou o processo de descarte do óleo utilizado na feira, evitando danos ao meio ambiente.

Programação

Entre as palestras magnas, nomes como o jornalista Alexandre Garcia, o filósofo Clóvis de Barros Filho, o consultor canadense Mike Ross, a jornalista Glória Maria e o educador físico Marcio Atalla levaram entretenimento e qualificação ao público. Nas programações jovem e feminina, as atrações foram o CEO do iFood, Carlos Eduardo Moysés, e a atriz e bailarina Claudia Raia, respectivamente. O evento também contou com dezenas de seminários, painéis e oficinas técnicas, abordando temáticas como o futuro do RH, prevenção de perdas, gestão de redes sociais, tributação, gerenciamento de categorias, vendas online e offline, gestão ambiental, ambientação de loja e comportamento do consumidor.

Melhores Expositores

Especialista em marketing e arquitetura comercial, a Popai Brasil realizou, em parceria com a Agas, a segunda edição do Prêmio Popai Brasil Expoagas, que reconheceu os melhores estandes da feira nos quesitos “Melhor design” e “Melhor exposição de produtos”.

Melhor design de estande

Porte pequeno: Bebidas Fruki

Porte médio: Bom Princípio Alimentos

Porte grande: Nordeste Alimentos

Melhor exposição de produtos

Porte pequeno: Aquafast

Porte médio: Languiru

Porte grande: M. Dias Branco

A Expoagas 2020 ocorre de 18 a 20 de agosto, novamente no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, com o tema “Amplie os bons negócios”.

Informações I Francisco Brust, Assessoria de Comunicação AGAS - Edição I Caroline Pierosan