Menu

Notícias

Eleita a Corte da Festa Nacional da Uva 2019

Maiara Perottoni, Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer representarão a maior festa popular cultural do Sul do Brasil

Maiara Perottoni, Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer representarão a maior festa popular cultural do Sul do Brasil. Foto: Caroline Pierosan Eleita a corte da festa nacional da uva 2019. Foto: Foto: Caroline Pierosan  "Viva una bela giornada" é um convite ao resgate e celebração das tradições da Serra Gaúcha. Foto: Caroline Pierosan Maiara Perottoni lidera o trio de soberanas da Festa Nacional da Uva 2019. Foto: Caroline Pierosan A rainha Maiara Perottoni logo antes de saber o resultado do concurso. Foto: Caroline Pierosan

Juntamente com a rainha Maiara Perottoni, Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer representarão a Festa Nacional da Uva 2019 que tem como tema "Viva una bela giornada". A proposta é um convite ao resgate e celebração das tradições da Serra Gaúcha. “Buscamos deixar em evidência o interior, na forma da agricultura, da cultura, das danças e das tradições que ainda são muito vivas. Queremos resgatar a nossa identidade como Festa da Uva e o conceito vem a esse encontro. Vamos resgatar a história do talian e a passagem dos tropeiros por Caxias do Sul, para mostrar como a Festa da Uva está envolvida com a nossa história. Queremos representar todos os povos, para que todos se sintam acolhidos”, destaca a presidente da Festa Sandra Randon. O novo conceito foi desenvolvido com frases em talian, a partir de um estudo realizado pela Agência Batuca. As palavras foram traduzidas de acordo com o dicionário Português Talian, de Darcy Loss Luzzatto.

Para representar essa nova identidade, entram em cena quatro personagens, que simbolizam os principais pilares da Festa: a gastronomia, a cultura, os negócios e o futuro. São essas quatro personas que estão presentes no novo cartaz da Festa da Uva 2019. Nele, a gastronomia está representada pela nona; a cultura se faz presente por meio de um gaiteiro; o futuro e a miscigenação são representados pelo menino, que carrega um cacho de uva e vislumbra o futuro; e a mulher, que faz compras, degustando uma taça de vinho. As ilustrações presentes no cartaz são feitas a mão, como os cartazes antigos da Festa. “Criamos uma identidade nova, pensada sobre todos os pontos que queremos trabalhar. A experiência gastronômica que queremos proporcionar; uma área ampla com produtos voltados para uva e seus derivados; a alegria da Festa, valorizando os artistas locais e regionais; e o pensar no futuro e na diversidade de nossos povos. Fizemos um resgate nos cartazes de festas anteriores e utilizamos uma estética que tem a ilustração como foco”, frisa Sandra.

Quatro pilares e seus objetivos
Viva la diversion: traduz um povo que celebra e divulga sua cultura.
Viva la gastronomia: fazer com que o visitante da Festa viva uma experiência única com a farta culinária italiana.
Viva nostro negóssio: apresentar a uva e seus produtos derivados, além das compras.
Viva nostro passà e futuro: lembrar do passado de um povo tão importante para nossa região, mas vislumbrar um futuro cada vez melhor e mais produtivo.