Menu

Notícias

A Serra Gaúcha se mobiliza para previnir a disseminação do corona vírus

Entidades Empresariais, Órgãos Públicos, Shoppings, Pontos Turísticos e Instituições de Ensino da Serra Gaúcha Informam Alterações em Rotina de Atendimento

A Serra Gaúcha se mobiliza para previnir a disseminação do corona vírus

SHOPPING IGUATEMI CAXIAS DO SUL ESTARÁ FECHADO A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA (18.03): Com o agravamento da situação do COVID-19, o Município de Caxias do Sul adotou novas medidas e protocolos de ação. Em colaboração com os esforços e em cumprimento ao decreto nº20.831, a partir desta quinta-feira, 19 de março, o Shopping Iguatemi Caxias estará fechado. Os serviços essenciais como farmácias e mercados seguem operando para atender as necessidades da população. A praça de alimentação funcionará das 12h às 20h, seguindo as orientações cumulativas dispostas no decreto. Além disso, os estabelecimentos contam com a opção de delivery para que os clientes peçam refeições sem sair de casa. O GNC Cinemas suspendeu suas atividades por tempo indeterminado também a partir desta quinta-feira. A medida de fechamento do Shopping Iguatemi é válida pelo período de 30 dias, podendo ser prorrogada conforme orientações dos órgãos de saúde. 

 

UCS SUSPENDE ATIVIDADES DE VISITAÇÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: A partir desta quarta-feira, 18 de março, diversos ambientes da Universidade de Caxias do Sul, até então abertos à visitação e prestação de serviços à comunidade em geral estão com suas atividades suspensas ou com novas rotinas e horários de atendimento. As medidas seguem as orientações da UCS e dos órgãos de Saúde Pública, em nível nacional e mundial, com o objetivo de conter a propagação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e visam à preservação tanto de visitantes como das equipes de atendentes (professores e funcionários) dos setores. Jardim Zoológico, Museu de Ciências Naturais e UCS Aquarium: Visitação suspensa por tempo indeterminado; Academia e piscina da Vila Poliesportiva: Atividades suspensas por tempo indeterminado. Setor de Esporte da Vila Poliesportiva: Em comum acordo com as associações parceiras que utilizam os ginásios e demais espaços, as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. Farmácia-Escola: Atividades suspensas por tempo indeterminado. Livraria da UCS: A partir de sábado, dia 21 de março, as atividades estarão suspensas por tempo indeterminado. Clínicas Odontológica e Veterinária: Os atendimentos na modalidade acadêmica, que ocorrem em aulas práticas, estão suspensos e serão agendados para novas datas. Devido à imunidade apresentada pelos animais, a Clínica Veterinária manterá os atendimentos na modalidade particular, adotando todas as medidas de cuidados pessoais para prevenção do contágio e da transmissão do SARS-CoV-2. As atividades acadêmicas da UCS estão suspensas desde terça, dia 17, e serão retomadas a partir de segunda, dia 23, com o uso de plataformas online. A Universidade seguirá informando à comunidade acadêmica e em geral sobre as medidas preventivas relativas às suas atividades e ao uso de seus espaços coletivos.

 

 

STIMMME-BG, BENTO GONÇALVES SUSPENDE ATENDIMENTOS NA SEDE ADMINISTRATIVA: O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves está suspendendo os atendimentos médicos e odontológicos que são oferecidos em sua sede administrativa. Essa medida protetiva segue as orientações recomendadas pelos órgãos de saúde e poder público municipal, com o objetivo de reduzir a circulação de pessoas e evitar a aglomeração de indivíduos em ambientes fechados. Ainda não há previsão para retomada dos serviços. As consultas que estavam agendadas para este período estão sendo canceladas e serão remarcadas assim que for possível retornar à rotina de trabalho com segurança e tranquilidade, sem risco à saúde dos profissionais prestadores dos serviços e também aos usuários. Também estão temporariamente suspensos todos os demais atendimentos presenciais na entidade. A partir do dia 23 de março, o STIMMME-BG estará atendendo ao público somente via telefone, pelo número 54. 3452.2003, e apenas no turno da tarde. A orientação vale para a sede de Bento Gonçalves e, também, para as subsedes de Veranópolis e Guaporé. O escritório de Nova Bassano estará fechado. Somadas, essas ações esperam contribuir para conter a proliferação do coronavírus na comunidade, colaborando para a preservação da saúde da população.

 

 

FESTIMALHA, NOVA PETRÓPOLIS, TRANSFERE DATA DE REALIZAÇÃO: Diretoria da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis – ACINP, promotora da feira, com a aprovação do Comitê Festimalha, optou pela transferência da data de realização da 31º Festimalha (edição 2020), maior feira de malha tricot do país. O evento estava marcado, inicialmente, para ocorrer entre os dias 7 de maio a 14 de junho, no Centro de Eventos, de Nova Petrópolis. Uma nova data para a realização do evento será debatida a partir de maio, quando haverá novo encontro para avaliação das ocorrências da epidemia no país.

 

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO SUSPENDE ATENDIMENTOS PRESENCIAIS: Em ordem de serviço publicada na segunda-feira (16), o Defensor Público-Geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, determinou a suspensão dos atendimentos presenciais nas sedes da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) para os próximos 30 dias. Serão atendidos apenas casos urgentes (com risco à vida, à saúde ou à liberdade ou que possam implicar o perecimento de direito), mediante agendamento telefônico prévio. A medida foi tomada como forma de prevenção à disseminação do novo coronavírus (Covid-19).Os atendimentos não urgentes agendados serão reagendados e os assistidos avisados por SMS ou contato telefônico. Os atendimentos em ambientes prisionais e de internação socioeducativa estão vedados, exceto em casos urgentes. Assim como o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), a Defensoria Pública adotará o horário de expediente das 12h às 19h, ininterruptamente, exceto nas Defensorias Públicas com regime de plantão permanente. Todas as sedes da Defensoria Pública permanecerão fechadas ao público, que deverá realizar o agendamento de atendimento urgente por telefone. Foi autorizado o trabalho remoto preferencialmente ao grupo de risco (pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, pessoas com doenças cardíacas, pulmonares ou imunodeprimidas e pessoas com doenças crônicas cuja suscetibilidade à Covid-19 seja comprovada) e será mantido ao menos 40% do quadro de pessoal nas sedes da Defensoria. Os eventos institucionais estão suspensos, exceto os indispensáveis à continuidade dos serviços. Os agendamentos telefônicos, em Porto Alegre, podem ser feitos pelo fone (51) 3225-0777, das 12h às 19h. Os telefones das Defensorias do interior do estado podem ser consultados na lista abaixo. De acordo com resolução do TJRS, estão suspensos os prazos processuais administrativos e jurisdicionais, na primeira e segunda instâncias, sem prejuízo do atendimento e cumprimento das medidas consideradas urgentes. Também estão suspensas as sessões de julgamento presenciais, inclusive as administrativas, e audiências cíveis e criminais, entendidas não urgentes pelos magistrados. Estão mantidas as sessões virtuais do Tribunal de Justiça e das Turmas Recursais a critério do presidente do respectivo colegiado.

 

BONDINHOS AÉREOS DE CANELA FECHARÁ POR 15 DIAS: O Parques da Serra Bondinhos Aéreos, de Canela (RS), estará fechado por 15 dias, de 19 de março até 02 de abril, seguindo a recomendação das autoridades locais no combate à disseminação do Coronavírus. A direção informa que todos que compraram ingressos para o parque terão a validade estendida, bastando reagendar o passeio para o dia que preferirem, com a data podendo ser prorrogada caso sejam feitos novos decretos futuramente. “Todos podemos fazer a nossa parte seguindo as orientações dos órgãos de saúde e nos prevenindo. Juntos, vamos vencer essa pandemia”, destaca o diretor do empreendimento, Fabrício Bogo. Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato com o parque através do email [email protected] ou pelo whatsapp (54) 99206-1225.