Menu

Notícias

38° Expoagas Deve Movimentar R$ 520 Milhões em Negócios

Nesse ano o evento reúnirá 372 expositores de 109 segmentos além de representantes de 11 países  

A Expoagas 2019 refletirá em seus estandes as tendências e hábitos de consumo que estão norteando o perfil de compra dos gaúchos nos supermercados

Lançada na manhã desta terça-feira, 6 de agosto, a Expoagas 2019 -  38° Convenção Gaúcha de Supermercados - pretende reunir 48 mil pessoas de 20 e 22 de agosto, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre. “A expectativa é que este público movimente R$ 520 milhões em negócios. São diversas unidades de negócio dentro do supermercado”, afirmou Antônio Cesa Longo, presidente da AGAS, durante o lançamento do evento. Ele reforçou a ideia da pluralidade da feira, já que a Expoagas é um evento consolidado para empresas de diferentes tamanhos e setores da economia. “Vamos oportunizar networking, relacionamento, negócios e qualificação aos participantes”, assegura.

Promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a feira deverá movimentar pelo menos R$ 520 milhões em negociações entre os 372 expositores e os visitantes – em sua maioria, representantes de empresas supermercadistas de todo o Brasil e de outros 11 países. Além da feira de negócios, que reunirá fornecedores de produtos, equipamentos e serviços para o varejo e apresentará mais de 800 novidades ao mercado, a Expoagas 2019 possibilitará, em uma série de palestras, visitas, seminários e oficinas, qualificações para diferentes públicos. Cada vez mais multisetorial, a feira novamente tem gratuidade nas inscrições antecipadas a varejistas de supermercados e de outros setores do comércio, como hotéis, bares, restaurantes, farmácias e lojas de bazar e R$ 1,99.

Neste ano, a cortesia estende-se também a produtores rurais pela primeira vez. A principal novidade desta edição é o reposicionamento dos espaços Premium e Circuito de Negócios, criados no ano passado e que integram novos expositores às oportunidades oferecidas pelo evento.

Tendências e Hábitos de Consumo

A Expoagas 2019 refletirá em seus estandes as tendências e hábitos de consumo que estão norteando o perfil de compra dos gaúchos nos supermercados. Um exemplo disto é o crescimento no número de expositores de alimentos com apelo saudável, como tapiocas, produtos orgânicos e barras de cereais. “O gaúcho está cada vez mais preocupado com sua saúde, mas infelizmente ainda falta renda para que algumas categorias ganhem mais espaço. Este será um processo gradual na qualificação dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores”, observa o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.

De acordo com ele, além dos alimentos saudáveis, ganham destaque expositores de eficiência energética, consultoria tributária e acessórios para smartphones. “São setores em ebulição e a feira certamente vai espelhar o que está acontecendo no dia a dia do ramo supermercadista”, garante. Formado majoritariamente por indústrias e distribuidores de produtos alimentícios, de higiene e de limpeza, o rol dos expositores ganhou uma nova categoria entre os estandes: a das entidades de classe, que estreia com dois expositores na feira de negócios.

Participação de Gaúchos Cai

Entre os expositores desta edição, 80,9% estão voltando ao evento, e 19,1% serão estreantes na Expoagas 2019. Um dado que chama a atenção é o percentual de empresas gaúchas entre os expositores: embora ainda majoritários (67%), os estandes de companhias locais atingiram o menor percentual de participação dos últimos dez anos. “Somos defensores da indústria gaúcha, que é modelar em tantos setores, e precisamos que a economia se fortaleça em todas as pontas para que tenhamos um crescimento sustentável no Estado”, destaca Longo. Ele destaca que um dos principais objetivos da Agas com a feira é oportunizar uma vitrine a varejistas de todo o País para as empresas de todos os tamanhos que participarão do evento. “Teremos compradores do Brasil e do mundo conhecendo a pujança da nossa indústria e a qualidade dos produtos fabricados no Rio Grande”, antecipa.

Pleitos do setor

A principal reivindicação a ser levantada é a possibilidade de supermercados comercializarem, em suas lojas, os medicamentos que não necessitam de prescrição médica. “Defendemos o direito das farmácias venderem alimentos, itens de bazar e de higiene, mas queremos o mesmo livre comércio para os supermercados. Afinal, os medicamentos sem prescrição já estão ao alcance dos clientes no autosserviço das farmácias, além de serem comercializados sem restrições por televendas e internet. Não há porque criarmos reservas de mercado em nome do corporativismo. Precisamos de um novo Brasil e de um cenário de liberdade econômica, com interferência mínima do Estado”, defende Longo.

Outras reivindicações são a definição de regras para a manipulação de carnes e fiambres em supermercados e a simplificação tributária em todos os setores. “São questões técnicas nas quais estamos trabalhando para garantir, acima de tudo, segurança alimentar aos consumidores e proteção jurídica às empresas. Mas é preciso elogiar o trabalho dos corpos técnicos do Governo do Estado e a boa vontade para contribuir nestes temas”, salienta Longo.

Gratuidade para Varejo e Produtores Rurais

Neste ano, pela primeira vez, a Agas está franqueando as pré-inscrições ao evento para produtores rurais. “Queremos oportunizar aos homens e mulheres do campo as mesmas ferramentas e clientes dos grandes players da indústria, incentivando que as futuras gerações vejam, na produção agrícola, um negócio rentável e promissor”, explica o presidente da Agas. Além disso, as inscrições realizadas até 16 de agosto são gratuitas para supermercadistas e para representantes de padarias, atacados, farmácias, bares, restaurantes, lojas de conveniência, açougues, bazares, lojas de 1,99, petshops, hospitais e hotéis. Os valores para visitantes de outros setores vão de R$ 30,00 a R$ 150,00 para os três dias de evento. As inscrições para o encontro já estão abertas pelo site www.agas.com.br.

Carro e Notebooks

A feira vai incentivar a conclusão de transações comerciais já durante os três dias do evento com o sorteio de seis notebooks e um automóvel zero quilômetro entre as empresas que efetuarem compras junto aos estandes. A cada R$ 1.000,00 em compras junto aos expositores, os visitantes receberão um cupom para participação. “Embora a programação de palestras seja fundamental, estamos voltando o nosso foco para as atividades da exposição, incentivando os participantes a levarem lançamentos e condições especiais de pagamento aos estandes”, informa o gerente executivo da Agas, Francisco Schmidt. A partir de um levantamento prévio, a Agas estima que mais de 800 produtos, equipamentos, embalagens, sabores e versões de produtos serão apresentados durante o evento pelos 372 expositores.

Palestras

A Agas dividiu neste ano, com maior clareza, as áreas de palestras e de feira. “Transferimos o ciclo de palestras todo para o lado do Teatro do Sesi, enquanto a feira de negócios ficará concentrada nos três andares dos pavilhões do Centro de Eventos”, explica o presidente da entidade. Localizado no segundo andar, o Espaço Premium congregará empresas multinacionais e grandes players das indústrias de alimentação e de higiene. Lançados na edição de 2018, os estandes do Circuito de Negócios congregarão micro e pequenas empresas em um ambiente de negócios e novas parcerias.

Incentivo

Para fomentar a participação de varejistas do interior do Estado, a Agas está subsidiando 50% dos custos de viagem para caravanas que contemplarem pelo menos três empresas varejistas. “São 90 núcleos regionais que alugam um ônibus e vêm à feira dos mais diferentes pontos do Estado e de Santa Catarina”, explica Longo.

Sem Desperdícios

A Agas firmou parceria com o Banco de Alimentos do Estado, da Fiergs. Durante os três dias do evento, a instituição terá um ponto de coleta, na secretaria da feira, para que os expositores entreguem alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza referentes às sobras da feira. Os donativos serão encaminhados às mais de 300 entidades carentes atendidas pelo Banco de Alimentos na Capital. Além disso, por meio de parceria com a empresa Coleto, especializada na coleta e transporte de óleo de cozinha usado, a Agas administrará o processo de descarte do óleo utilizado na feira, evitando danos ao meio ambiente.

Atrações: Glória Maria, Cláudia Raia e Alexandre Garcia na Convenção

O ciclo de palestras trará ao debate temas em voga na gestão do varejo, como prevenção de perdas, gerenciamento de equipes e tecnologia, mas também assuntos atinentes ao desenvolvimento pessoal dos participantes e à conjuntura político-econômica brasileira. Entre as palestras magnas, realizadas sempre pela manhã no Teatro do Sesi, os destaques deste ano serão a jornalista Glória Maria, com o tema É preciso reinventar-se; o consultor canadense Mike Ross, que abordará o comportamento dos consumidores no ponto de venda; o filósofo, professor e escritor Clóvis de Barros Filho, propondo reflexões de vida e carreira ao público; o jornalista Alexandre Garcia, abordando perspectivas para o Brasil; e o educador físico Márcio Atalla, conhecido pelo quadro “Medida Certa”, com dicas de saúde e bem-estar.

Jovens e Mulheres em Evidência

Capitaneando as programações das tardes, três grandes painéis vão mobilizar o público, sempre às 15 horas, no Teatro do Sesi: no dia 20 de agosto, o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, falará sobre Administração Tributária Digital no Seminário Jurídico. No dia 21, no mesmo horário, a atriz e bailarina Cláudia Raia contará detalhes de sua trajetória e motivará os participantes na programação feminina do Agas Mulher, com a palestra Nas raias do empreendedorismo. No terceiro dia (22), será a vez do Agas Jovem, departamento da Associação que reúne e qualifica mais de 150 jovens supermercadistas do setor gaúcho, promover sua programação. A atração do evento será o CEO do iFood, Carlos Eduardo Moysés, com o tema as Tendências e mudanças do mercado – Case iFood.

Visitas Técnicas

O calendário da Expoagas 2019 prevê ainda visitas-técnicas a varejos e indústrias referência em suas operações – guiadas por instrutores do corpo docente da Agas; oficinas práticas no interior da escola móvel da entidade, que estará estacionada em frente ao acesso principal da feira; e a tradicional programação do Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT), que neste ano ocorrerá no Salão de Convenções do Sesi, ao lado do Teatro. Dentre os temas abordados, estarão assuntos como layout de loja, hábitos de consumo, prevenção de perdas, RH estratégico, integração online e offline de vendas e gerenciamento de categorias. “Nosso objetivo é que a Expoagas contemple todo o quadro das empresas e, enquanto o gestor de compras de uma companhia está na feira, seu responsável pelo RH está em uma palestra, o açougueiro em uma oficina, e assim por diante”, exemplifica Longo.

Toda a programação será gratuita aos participantes da Expoagas 2019, mediante pré-inscrições válidas para os três dias do evento, pelo site www.agas.com.br.

Exaltação ao Modelo Cooperativista

Entregue anualmente pela Agas a um fornecedor do varejo que, com sua lisura, dedicação e relacionamento, tornou-se modelares para o segmento supermercadista do Rio Grande do Sul, a Medalha Don Charles Bird – que leva o nome do primeiro presidente da Associação – neste ano será entregue ao presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogério Bruno Sauthier, um líder que atuou decisivamente na consolidação do modelo cooperativista e com isso contribuiu em diversas frentes para o crescimento da economia do Estado. “Queremos saudar o exemplo de Rogério Sauthier, um líder muito a frente do seu tempo que desenvolveu os pilares do associativismo para incentivar o crescimento dos cooperados”, sublinha Longo. A medalha será entregue ao homenageado na solenidade de abertura da Expoagas 2019, marcada para as 9 horas do dia 20 de agosto, no Teatro do Sesi.

EXPOAGAS 2019
Dia 20 de agosto
 9h – Solenidade de abertura – Teatro do Sesi
10h30 – Palestra magna – Glória Maria | É preciso reinventar-se | Teatro do Sesi
12h – Abertura da feira de negócios – Centro de Eventos
13h30 – Visita-técnica – Grupo Dimed | Asun Supermercados
14h – Palestra – Fátima Merlin | O shopper do futuro | CAT
15h – Seminário Jurídico – Ricardo Neves Pereira | Administração Tributária Digital | Teatro do Sesi
16h – Oficina prática – Sinara Oliveira | Dez passos para o sucesso do relacionamento nas redes sociais | Escola móvel Agas
16h – Palestra – Vera Zaffari | O futuro da loja física: você está preparado? | CAT
20h – Jantar de boas-vindas | Associação Leopoldina Juvenil
21h – Encerramento da feira de negócios
Dia 21 de agosto
9h – Palestra magna – Mike Ross| Como vieses cognitivos afetam as decisões dos consumidores | Teatro do Sesi
10h30 – Palestra magna – Clóvis de Barros Filho | Confiança: o motor das organizações | Teatro do Sesi
12h – Abertura da feira de negócios – Centro de Eventos
14h – Palestra – Angelita Garcia | A revolução tecnológica e comportamental dos líderes e gestores de RH | CAT
15h – Agas Mulher – Cláudia Raia | Nas raias do empreendedorismo | Teatro do Sesi
16h – Palestra – Gustavo Fauth – Prevenção de perdas na prática: o resultado de cases gaúchos | CAT
16h – Oficina práticaKarine Biz | Gestão ambiental e boas práticas | Escola móvel Agas
21h – Encerramento das atividades do dia
Dia 22 de agosto
9h – Palestra magna – Alexandre Garcia – O Brasil em 2020: cenários políticos e s impactos no consumo ­– Teatro do Sesi
10h30 – Palestra magna – Márcio Atalla – Bem-estar pessoal e profissional ­| Teatro do Sesi
12h – Abertura da feira de negócios – Centro de Eventos
14h – Palestra – Clara Faro (Nestlé) | Como a transformação na categoria de cafés potencializará as vendas | CAT
15h – Coletiva de imprensa – Balanço da Expoagas 2018 | Escola móvel Agas
15h – Agas Jovem – Carlos Eduardo Moysés (CEO iFood) | Tendências e mudanças no mercado – Case iFood | Teatro do Sesi
16h – Palestra – Felipe Patané (Google) | O caminho até a prateleira | CAT
 20h – Sorteio de automóvel entre os compradores da feira
 21h – Encerramento do evento

 

Informações | Francisco Brust Assessoria AGAS - Edição | Caroline Pierosan