Menu

Arte & Cultura

Captura Autoral Para Decoração

Menina Birmanesa em Chiangmai - Tailândia (Foto: Julio Soares) Passeata em Istambul - Turquia (Foto: Julio Soares) Gran Bazar em Istambul - Turquia (Foto: Julio Soares) Homem na Capadócia - Turquia (Foto: Julio Soares) London Eye - Londres (Foto: Julio Soares) Leitor em Cartagena de Las Índias - Colômbia (Foto: Julio Soares) Barco na lagoa de Ibiraquera - Santa Catarina (Foto: Julio Soares) Escada Caracol - Museu do Vaticano (Foto: Julio Soares) Bicicleta em Little Venice - Londres (Foto: Julio Soares) Detalhe da Área Moderna do British Museum (Foto: Julio Soares)

Trabalho há mais de 30 anos com fotografia.

Meu trabalho sempre foi (e continua sendo) dedicado a fotos publicitárias. Agora, entretanto, vi no segmento da arquitetura e decoração de interiores uma outra oportunidade de mostrar minha sensibilidade na captura de fotos autorais (diferente da publicidade, segmento em que a percepção é subjugada ao cunho comercial). Tenho fotos publicitárias que rodam o mundo, mas, como amante da arte resolvi diversificar e apontar meu olhar, também, para a captação de imagens mais conceituais e artísticas, com a finalidade, principalmente, de poder assinar obras para decoração de ambientes, espaços públicos ou privados.

Sou amante da arte e, também, de viagens. Então, aproveito essas incursões, por todos os continentes que passo, captando expressões culturais, texturas, arquitetura, flagrantes de pessoas e suas características. 

O universo da decoração amplia possibilidades de aplicação da fotografia, uma vez que essa pode ser fracionada, translúcida, bem como impressa em qualquer material como vidro, madeira, portas e tecidos. Além, é claro, da sua clássica forma original, em papel fotográfico. Com acervo ilimitado, é possível criar ambientes com coleções sob encomenda, de acordo com a inspiração do arquiteto ou decorador, partindo de um abstrato, de uma textura, ou, até mesmo de um flagrante no cotidiano da Croácia, de Buenos Aires ou mesmo do Pantanal...

Com minhas fotos quero transportar o expectador para um mundo diferente. Por meio delas, cada um pode criar em sua mente a imagem de um lugar, mesmo sem conhecê-lo.

Julio Soares | julio@fotobjetiva.com.br