Menu

Viva Bem

Verão e Visão

Na estação do calor, alguns cuidados são imprescindíveis para manter a saúde dos olhos

Na estação do calor, alguns cuidados são imprescindíveis para manter a saúde dos olhos

Com a aproximação da estação mais quente e, juntamente com ela as férias (merecidas) e as festas de final de ano, também surgem no horizonte alguns riscos para nossos olhos. Os dias mais longos e ensolarados trazem uma natural maior exposição ao ar livre. O contato salutar com a natureza (com mais pessoas à nossa volta e com as atividades relacionadas a elas) aumenta os riscos de problemas oculares. Ou seja, nossos olhos ficam mais vulneráveis do que em outras estações do ano. Os raios solares UV são conhecidamente danosos para nossa pele e olhos. Nos olhos os danos não são tão imediatos e evidentes como na pele mas nem por isso menos graves. Estes danos podem precipitar ou mesmo agravar doenças oculares como a catarata, a degeneração da retina (macular) entre outros. Além dos raios UV, o verão traz um risco maior para conjuntivites, alérgicas e infecciosas, em razão do clima e do contato mais próximo e frequente com outras pessoas. Outro problema recorrente, principalmente nas mulheres pós-menopausa, é a intensificação do desconforto ocular e consequente vermelhidão, causados pela síndrome do olho seco. Usuários de lentes de contato tem especial risco de problemas no verão pois tendem a negligenciar os cuidados com a higiene e os prazos de troca das mesmas, atitudes que podem acarretar problemas graves e desconforto visual intenso. Especial cuidado deve-se ter ao frequentar piscinas em razão dos microorganismos e produtos químicos presentes ali.

Algumas recomendações são úteis no sentido de evitar esses problemas:

- Utilizar óculos solares de boa procedência (com filtro UV) mesmo em dias mais nublados

- Não coçar ou esfregar os olhos pois isso aumenta muito o risco de conjuntivites

- Utilizar lubrificantes oculares com frequência

- Respeitar o prazo de troca das lentes de contato e intensificar os cuidados com sua higiene

- Não abrir os olhos embaixo d'agua nas piscinas

- Realizar revisão com o oftalmologista sempre antes de viagens longas, a fim de evitar intercorrências nas merecidas férias

Essas poucas e simples medidas podem fazer toda diferença. Curta bem o verão que se aproxima. A Clinica Visão Serra está ao seu lado para garantir sua segurança e tranquilidade na melhor estação do ano.

Mauro Chies e Daniela Leães, oftalmologistas Clínica Visão Serra