Menu

Viva Bem

O Que Você Come?

Uma alimentação saudável pode transformar sua qualidade de vida

"O mundo começou a resgatar os valores da comida genuína, feita apenas com o que faz bem" (Samanta Tomazoni, nutricionista) Hoje, como empresário, procuro proporcionar para todas as pessoas que frequentam nossos restaurantes refeições saudáveis, preparadas com alimentos naturais (Ademir Pierosan) "Optamos pela Detella pelos seus vários diferenciais, alimentação saudável, controle dos alimentos que são oferecidos aos clientes, atendimento e personalização. A Detella entendeu o público da Inova e adaptou o cardápio para satisfazê-lo" (Márcia Gressler, gestora de RH da Inova Sistemas Eletrônicos)

Até que ponto o padrão de alimentação realmente influencia na nossa qualidade de vida? “Totalmente”, afirma Samanta Tomazoni, nutricionista da Qualidade da Detella Restaurantes Empresariais. “Fazendo uma analogia, o alimento que consumimos pode ser comparado ao combustível de uma máquina. Se abastecermos um carro com o combustível errado, por exemplo, ele vai render pouco, ter sua parte mecânica prejudicada, ou, até mesmo, não funcionar. A relação entre o alimento que consumimos e o nosso corpo, é exatamente a mesma”, ilustra a nutricionista, que possui dez anos de experiência no ramo de refeições empresariais. De acordo com ela, vivemos num momento de avaliar consequências do consumo de alimentos industrializados na saúde de uma geração inteira, que cresceu sob a publicidade pesada de enlatados, ensacados, e alimentos preparados em larga escala, com muitos conservantes e corantes, paralelamente à pobreza de nutrientes.

“A grande questão é que crescemos associando a alimentação unicamente como sendo uma fonte de prazer. Esquecemos que alimentar-se também tem a ver com uma atitude responsável para com nosso corpo e nossa saúde”, aponta. “Ainda tendemos a associar aquilo que ‘nos faz bem’ (como frutas, legumes e saladas) a algo não saboroso, a uma obrigação ou, quase, a uma punição. O marketing dos alimentos industrializados, com sabor acentuado garantido, e ‘fáceis de preparar’, conquistou a nossa geração até o presente momento, quando começamos a perceber os resultados nocivos do consumo de componentes industrializados como temperos prontos, comidas com muito conservante, excesso de sódio, de açúcar, e de gorduras trans e super saturadas, que fazem muito mal à saúde. Samanta afirma ainda que a percepção de que uma boa alimentação (equilibrada, moderada, com pouco açúcar, pouco sódio e o mínimo de componentes químicos possível) realmente pode nos proporcionar uma vida mais feliz, ainda é muito pequena. Porém, ela acredita que, diante da constatação dos malefícios para a saúde humana, a partir do consumo dos alimentos super-industrializados e processados, o momento é oportuno. “O mundo começou a resgatar os valores da comida genuína, feita apenas com o que faz bem”.

Alimentação Saudável num Dia a Dia Turbulento ?

“Estamos vivendo os um momento em que, cada vez mais, cresce a consciência de que ter uma alimentação saudável é fundamental”, comemora Samanta. “A grande questão é que, sabemos como deveria ser, mas, muitas vezes, não temos meios para realizar. Falta de tempo, informação e conhecimento de técnicas de preparo são os principais elementos que nos afastam de uma alimentação saudável”, afirma a nutricionista. Como inserir refeições com elementos e preparo saudável em meio a um dia a dia com cada vez mais demandas e menos tempo disponível?

Para pessoas com longas rotinas de trabalho em empresas uma boa opção pode ser o restaurante empresarial, montado dentro do ambiente de trabalho, por um fornecedor especializado. “Os restaurantes empresariais são uma excelente opção para empresas com grande quadro de funcionários pois poupam tempo de translado (da casa para o trabalho ou do restaurante externo para o trabalho). “Um dos grandes benefícios deste serviço é a possibilidade de elaborar um cardápio adaptado para as necessidades de cada empresa”, explica Milena Froner, nutricionista responsável pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) da Detella Restaurantes Empresariais e gerente administrativa da empresa. “Como a pessoa se alimentará ali todos os dias da semana conseguimos fazer um programa equilibrado, fornecendo todos os componentes necessários para a melhor nutrição do corpo, resultando em profissionais mais dispostos, com mais energia e, consequentemente mais felizes”, atesta a nutricionista, com a propriedade que os 12 anos de experiência no ramo de refeições empresariais lhe conferem.

Rotina de Sabor, Saúde e Felicidade

Um dos grandes desafios das empresas fornecedoras de alimentação é manter o cardápio saudável, concorrendo com um arsenal de produtos industrializados com sabores padronizados e intensos que, contudo, não fazem bem à saúde. “É um desafio muito grande. Desde a infância percebe-se a introdução dos alimentos industrializados na vida das pessoas, por exemplo, comidas muito salgadas ou com sabores artificiais, molhos prontos (com alto teor de sódio), e doces com sabores extremamente acentuados – caramelos, chocolates (repletos de gordura hidrogenada, etc). O fato é que muitas crianças e adultos não conhecem os sabores naturais dos alimentos, das frutas, dos temperos de horta, por exemplo.

“Entendemos que essa é nossa missão, reconectar as pessoas às boas sensações que uma comida natural pode proporcionar. Sem falar do benefício a longo prazo, que será sentido, gradualmente, a medida que os níveis de bem estar do corpo e mente aumentam. Quando uma pessoa se alimenta melhor, ela sente mais energia, mais ânimo e disposição para realizar o seu trabalho. Ou seja, o investimento em um trabalho diferenciado é totalmente revertido em benefícios para a equipe e para a empresa, em curto, médio e longo prazo”, conclui Milena.

De fato os diferenciais deste trabalho tem sido percebidos na empresa caxiense Inova Sistemas Eletrônicos. “A partir da implantação da Detella na Inova tivemos uma grande diminuição nas solicitações de antiácidos e nas reclamações de indisposição estomacal vindas dos profissionais que aqui trabalham. A Detella não trabalhar com "sobremesas prontas", condimentos industrializados, ter suco natural diariamente e disponibilizar arroz integral, linhaça, orégano, azeite de oliva, óleo de girassol, faz com que os profissionais se sintam seguros com relação a comida que estão recebendo e sucessivamente tenham uma vida mais saudável”, afirma Márcia Gressler, gestora de RH da empresa.

“Neste sentido, a Detella Restaurantes empresariais celebra quase três décadas de trabalho dedicado ao resgate dos valores da alimentação saudável, preparada com produtos genuinamente naturais, por uma equipe dedicada e consciente da importância e do impacto que servir refeições diárias saudáveis pode ter na vida das pessoas que alimenta diariamente, nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, afirma Josedete Gavazzoni, idealizadora da empresa. 

CULTIVE SUA SAÚDE

  • Prefira sucos de frutas preparados de forma 100% natural
  • Use azeite de Oliva extra virgem para temperar saladas e legumes
  • Priorize receitas que não incluem temperos industrializados
  • Evite o consumo de misturas prontas (caldo de galinha, amaciantes de carne, pó para pudim ou flocos de batata, por exemplo)
  • Evite frituras
  • Evite alimentos com excesso de sal ou açúcar
  • Evite a utilização de óleo no preparo das refeições
  • Evite molhos industrializados
  • Conheça e prove temperos naturais
  • Procure saber se o cardápio que você consome foi elaborado por uma nutricionista, assegurando equilíbrio calórico e nutricional de cada refeição
  • Informe-se sobre a forma de preparo dos alimentos que você consome

 

Valores da Agronomia, Desafios do Negócio

“Resgatamos a simplicidade daquilo que nos faz bem”

Venho de uma família de agricultores. Até os 15 anos tive contato direto com a terra e com as plantas. Meus conhecimentos sobre saúde e alimentação saudável começaram a ser cultivados ali, na propriedade rural familiar, desde muito cedo, na prática. Quando foi preciso optar por um curso de graduação, escolhi a Agronomia, pois, além de ser um curso abrangente, com muitas opções para o trabalho, tinha conexão com o que eu vinha aprendendo até então. Um dos temas que mais me impactou, enquanto estudante universitário, foi o alto risco, que o consumo de certos alimentos, cultivados sob descarga pesada de componentes químicos em excesso, representava para a saúde humana. Consequentemente, consolidei minhas convicções sobre optar por alimentos saudáveis. Hoje, como empresário, procuro proporcionar para todas as pessoas que frequentam nossos restaurantes refeições saudáveis, preparadas com alimentos naturais. Preparar uma alimentação mais saudável, em detrimento dos ingredientes industrializados é mais caro, devido ao próprio custo dos alimentos e, também, porque a mão de obra empregada para elaborar as refeições é muito mais trabalhosa, quando usamos alimentos naturais. Lavar e picar temperos, por exemplo, é trabalhoso. Descascar e cortar batatas de verdade (ao invés de usar pó de purê), é cansativo. Estudar qual a melhor forma de fazer um suco verdadeiramente natural (ao invés de misturar pó e água) também nos toma bastante tempo. Apesar disso, conseguimos manter valores competitivos, aprimorando sempre o sistema de gestão que praticamos na Detella Restaurantes Empresariais. A visão de nossa equipe nos mantêm focados na missão de oferecer às pessoas refeições de alta qualidade, que fazem bem não apenas ao paladar, mas à sua própria vida, na medida em que ajudam a preservar e a melhorar a sua saúde. Construímos uma empresa sólida, com valores de vanguarda em nosso segmento, ao mesmo tempo em que, resgatamos a simplicidade daquilo que nos faz bem. Como já dizia Hipócrates, há mais de 2.300 anos, “Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio”.

Ademir Pierosan, empresário, diretor da Detella Restaurantes Empresariais e agrônomo