Menu

Pelo Mundo

Flores da Cunha e Nova Pádua Preparam o Futuro do Turismo na Região

Os municípios têm as condições ideais para se configurarem como dois dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul    

O Centro Empresarial de Flores da Cunha segue firme no propósito de desenvolver o turismo em Flores da Cunha e Nova Pádua. Na foto Vista panorâmica do Rio das Antas no Belvedere Sonda (Foto: Piccolo Paradiso) Vista do Mirante Gelain (Foto: Mirante Gelain) Feprocol retrata os costumes dos antepassados (Foto: Luizinho Bebber) Casarão dos Veronese (Foto: Photo Traço) Vista da Avenida dos Imigrantes e ao fundo, a Igreja Matriz e do Salão Paroquial (Foto: Assessoria de Imprensa Prefeitura Nova Pádua) Passeio de carretão na propriedade de Fernandes Muraro (faz parte do Roteiro Compassos da Mérica Mérica) (Foto:Tatiana Cavagnolli) Roteiro Colonial Compassos da Mérica Mérica (Foto:Tatiana Cavagnolli) Cascata da Gruta em Otávio Rocha O Centro Empresarial de Flores da Cunha e os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua assinaram um termo de compromisso para a concretização do Plano Municipal de Turismo Parreiral em forma de túnel na praça de Otávio Rocha, chama-se Túnel da Uva

O Centro Empresarial de Flores da Cunha e os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua já têm um termo de compromisso assinado para a concretização do Plano Municipal de Turismo. O prefeito de Nova Pádua, Ronaldo Boniatti, o presidente da entidade, Alessandro Cavagnolli, o prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna, a secretária de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, Fátima Ortiz, e o presidente da Câmara de Vereadores, Samuel de Barros Dias ratificaram o importante documento.

O Plano de Desenvolvimento do Turismo das cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua (2019/2022) foi construído durante uma oficina realizada em março desse ano, sob a coordenação da consultora do Sebrae e especialista em desenvolvimento de territórios turísticos Ivane Fávero. A formatação do plano também considerou a contribuição de todos os participantes, pessoas de diversas áreas de atuação na comunidade. Na ocasião também foi formado o Comitê Gestor que realizará reuniões periódicas para o aprimoramento do projeto (veja integrantes no quadro*). O documento orienta que o conteúdo deve ser enviado para a Câmara de Vereadores e incluído na Lei Municipal de Turismo, ressaltando que os municípios referidos no Plano têm as condições ideais para se configurarem como dois dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul.

O dossiê consolidado, de 82 páginas, destaca que é fundamental que as ações apontadas ‘saiam do papel’. O plano será monitorado pelo Comitê Gestor instituído para garantir a continuidade das ações, independentemente da troca da gestão pública ou privada (das prefeituras ou das entidades), apoiadoras do projeto. “O Centro Empresarial é responsável por capitanear a iniciativa privada em prol do desenvolvimento do turismo nos municípios mas acreditamos que o projeto só se tornará viável com o apoio do poder público e da comunidade”, enfatiza Alessandro Cavagnolli, presidente do Centro Empresarial de Flores da Cunha.

Assessoria Especializada

No intuito de que o planejamento vire prática, o Centro Empresarial de Flores da Cunha fechou parceria com o SEBRAE e receberá consultoria periódica com a especialista em desenvolvimento de territórios turísticos Ivane Fávero, responsável por alavancar o turismo na cidade de Garibaldi. O primeiro encontro do grupo com ela foi realizado no dia 12 de março, no auditório do Centro Empresarial, para o qual representantes de todos os setores que envolvem o turismo foram convidados a participar. “Neste dia elaboramos o plano, apresentamos tendências, alinhamos as informações e formamos os grupos de trabalho” conta Ivane.

Quando o projeto para o desenvolvimento turístico (que está sendo tratado pela própria diretoria da entidade) tiver suas especificações e ações já traçadas e definidas, será dirigido por um Comitê Setorial.

Passo a Passo

A primeira ação promovida pelo Centro Empresarial de Flores da Cunha, para fomentar o Turismo no município, aconteceu ainda em outubro de 2018. Foi a palestra do diretor-superintendente da Rede de Hotéis Dall’Onder Tarcísio Michelon ao público da reunião-almoço da entidade. Michelon é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento turístico de Bento Gonçalves. Na oportunidade ele falou da importância da atividade turística para o desenvolvimento de uma economia forte.

Em novembro de 2018 Ivane Fávero, que também é presidente da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), esteve na cidade e abordou a necessidade de desenvolver ações inovadoras e criativas para formar uma identidade forte em Flores da Cunha e Nova Pádua enquanto destinos turísticos. A consultora falou a um público de 160 pessoas no Salão Paroquial do município, com a palestra “Turismo: Um bom negócio para todos”. O discurso foi voltado a profissionais e empresas do setor, apontando possíveis caminhos e estratégias para a promoção turística local e regional.

Na reunião-almoço do Centro Empresarial do dia 25 de março falou a coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS, Amanda Bonotto Paim. O projeto de desenvolvimento do turismo em Flores da Cunha e Nova Pádua conta com apoio do poder público, entidades, sindicatos, associações e lideranças das comunidades do interior. As ações são abertas à participação de demais associações e entidades do município.

Conheça o Comitê Gestor do Plano Municipal de Turismo de Flores da Cunha e Nova Pádua
Fazem parte do grupo: Alessandro Cavagnolli, Gilberto Boscato, Vitor Hugo Zenatto e César Conz representando a entidade; Maico Morandi, da Picolo Paradiso; Fátima Ortiz, Secretária de Turismo de Flores da Cunha; Régis Pradela, da CDL; Cinthia Athaides, do COMTUR Flores da Cunha; Ediane Susin, do COMTUR Nova Pádua; Liana Fontana, do Insieme; Mônica Zampieri, da Moni Confecções; Maurício Vanelli, da Agência Bicofino; Fernando Zim, da Meu Móvel; Samuel Otávio Marcon; Samuel de Barros, da Câmara de Vereadores; Débora Viapiana, da Vinícola Viapiana; Roberta Boscato, da Vinícola Boscato; Daniel Salvador, da Vinícola Salvador e Ivane Fávero, do SEBRAE; Vania Branchini Muraro (Compassos da Mérica Mérica);  Eduardo Sgarioni (Centro Empresarial); Danrlei Pilatti (Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Pádua); Roberta Reis (Secretaria de Turismo de FC)

 

Texto I Alessandra Muraro - Edição I Caroline Pierosan