Menu

Inovação

02/06/2021

VOCÊ É ALL – LINE?

Prepare-se para ver sua marca conhecida, pelas suas melhores características, pelo mundo inteiro!

O seu negócio pode ser potencializado exponencialmente! "Minha missão é capacitar equipes diferenciadas, para que comuniquem mais e melhor, gerando resultado em suas carreiras e negócios, além de um efeito positivo na comunidade em que estão inseridas, em seu país e no mundo"

Imagine que seu público alvo sabe exatamente o que a sua empresa faz, como a sua equipe atua, o que a sua marca significa, e qual a sua proposta de valor para o mercado preterido. Visualize todas as redes sociais e plataformas da sua empresa trabalhando em harmonia para promover o seu trabalho, agilizando e acelerando significantemente o tempo de abordagem da sua equipe comercial, facilitando, adiantando e incrementando a sua oferta de valor. 

Perceba que sua empresa é reconhecida por qualquer pessoa do mundo que procura sua marca nas plataformas digitais, em menos de cinco minutos. Tudo isso é possível de ser alcançado, por empresas e equipes de qualquer área, a partir da aquisição de conhecimento e ferramentas de comunicação social.

Para que tudo isso se torne realidade você e os líderes de sua equipe precisam desenvolver a percepção de comunicador, tornando-se aptos para compreender, rapidamente, como falar com o público alvo (com fotos, texto e vídeos) por meio das plataformas digitais, agregando, a cada momento, valor à sua marca, na medida em que cada membro da equipe também aperfeiçoa sua exposição pessoal. Para começar esse processo, é preciso que você tenha respostas para as perguntas que seguem:

 

  1. Você sente que o mercado e seu público alvo está bem informado sobre tudo o que sua empresa faz de importante e diferenciado?
  2. Você entende a comunicação social como uma área estratégica do seu negócio?
  3. Você tem um plano estratégico de comunicação desenvolvido para sua empresa?
  4. Você tem um plano estratégico de comunicação ou qualquer tipo de ações de orientação sobre o assunto, desenvolvidas e direcionadas para a sua equipe de líderes?
  5. Você sabe a diferença entre jornalismo, marketing de conteúdo, publicidade, ações de relações públicas e arte?
  6. Qual dessas linhas mais serve para divulgar o trabalho da sua empresa?
  7. Você sabe o que é pauta (boas ideias de conteúdo) a respeito do seu negócio e equipe?
  8. Você utiliza as plataformas digitais de comunicação WhatsApp I Instagram I Facebook I Youtube I Telegram I LinkedIn I Twitter I Site da Empresa I Blog I ou outros para alcançar o seu cliente?
  9. Você sabe em quais delas você deve marcar presença? Quais evitar? 
  10. Você tem pessoas da equipe designadas para desenvolver o trabalho de comunicação na empresa?
  11. Qual é a imagem (pessoal e digital) da sua equipe que mais serve ao propósito da sua marca?
  12. Que tipo de ferramentas (fotos, vídeos, textos) você precisa gerar para mostrar ao mundo os valores da sua marca e a qualidade da sua atuação?
  13. Você possui um cronograma de publicação sobre o trabalho da sua empresa e equipe?
  14. Você designou responsáveis para gerir a comunicação com o mercado por meio das plataformas digitais?
  15. Você faz avaliação contínua do trabalho de comunicação da sua equipe medindo se (e como) ele tem gerado resultados para o negócio?
  16. Que percentual do seu lucro (ou faturamento) você investe nessa estratégia?

 

A partir dessas respostas e diagnósticos, passamos a realizar a gestão da sua comunicação corporativa. Como isso funciona? 

A partir de um acordo de absoluto sigilo entre sua empresa, equipe e o consultor, você tem tranquilidade de poder compartilhar inseguranças, dúvidas e informações a respeito do negócio. O consultor, da mesma forma, compartilhará experiências, cases e técnicas para que você seja assertivo em tudo o que produzir de informação a partir dos aspectos positivos da sua equipe e negócios que, quando divulgados de forma correta, podem gerar resultados. 

A consultoria acontece por meio de encontros presenciais, conversas (on-line por meio de diversos canais como e-mail, WhatsApp, Instagram, Facebook, etc), leitura de bibliografia indicada pela equipe, experiências (produção de conteúdo) e desenvolvimento conjunto (entre consultor e equipe da empresa) das seguintes ferramentas:

1. BRIEFING: guiado por essa ferramenta você iniciará o processo de assimilação a respeito de quais informações são pauta sobre a equipe e a empresa. Que tipo de conteúdo relevante sua marca deve gerar? Quais são as referências? Quem inspira? Que caminho podemos seguir? Com quais plataformas a sua equipe e marca mais se identificam?  

2. GESTÃO DA IMAGEMvamos avaliar se a postura da sua marca e equipe estão alinhados com o propósito do negócio e se sua equipe comunica exatamente aquilo você gostaria que ela comunicasse para gerar resultados. Nessa etapa também vamos estudar referências e trocar ideias sobre novos padrões a serem adotados no dia a dia do time, de forma estratégica, sempre pensando na geração de resultados para sua marca.

3. GESTÃO DO CONTEÚDO: vamos avaliar todas as possibilidades de geração de conteúdo estratégico que a atividade da sua empresa possibilita. Vamos entender como gerar uma pauta (quais são os critérios básicos para que ela seja o mais profissional possível). Vamos avaliar a) quais informações, b) em que formato, c) prepararemos para quais plataformas. 

4. GESTÃO DAS PLATAFORMASvamos observar referências e o que as marcas do seu segmento estão fazendo em suas plataformas. Vamos perceber que modelos devemos seguir e o que não queremos repetir. Vamos escolher com quais plataformas trabalhar e como será a nossa abordagem para cada uma dessas ferramentas. 

5. CRONOGRAMAA partir da escolha das pautas, referências, construção das personas da equipe, atitude da marca e seleção das plataformas que usaremos, vamos gerar o cronograma que vai nos mostrar por onde começar, como prosseguir e como manter o ritmo adequado de produção de informação e distribuição dos produtos para alcançarmos nossos objetivos. 

6. PRODUÇÃOA partir do nosso cronograma definido vamos indicar quem são os profissionais mais preparados para auxiliá-lo na produção do seu conteúdo qualificado. Há algumas coisas que a sua própria equipe poderá e deverá fazer (de acordo com as aptidões e talentos). Para outras atividades vamos indicar que você recorra a profissionais da área da comunicação (e outros assessores), sempre no intuito de que o seu material seja o mais assertivo possível. 

7. AVALIAÇÃO DA REPERCUSSÃOsua equipe será acompanhada para verificar a qualidade das suas publicações e apontar ajustes durante período estimado, até que sua própria equipe aprenda a avaliar tecnicamente o material produzido para sua marca e negócio. Nesse período vamos perceber também qual a melhor forma de responder ao público e como gerar venda a partir dos retornos que a empresa vai receber.

8. FEEDBACK: é preciso saber como você e sua equipe se sentiram ao trilhar essa jornada. Sua avaliação e feedback são muito importantes para o aperfeiçoamento da metodologia da consultoria. Minha missão é capacitar bons profissionais e marcas com missões diferenciadas para que comuniquem mais e melhor, gerando resultado em suas carreiras e negócios, além de um efeito positivo na comunidade em que estão inseridos, em seu país e no mundo.

 

Comunicação All Line
A comunicação qualificada é uma incrível jornada, seja ela pessoal ou corporativa. É uma fonte inesgotável de alegria e, também, pode ser um pesadelo (se você estiver enfrentando uma crise por exemplo). Tudo dependerá das escolhas que você fizer, do trabalho que você desenvolver, e das importantes decisões sobre o seu passo a passo nesse caminho. A era da comunicação e da transformação digital impele a todos, absolutamente, à reinvenção pessoal como comunicadores. Comunicar, hoje, significa, para profissionais, negócios e marcas de todas as áreas, de fato, existir mais. Comunicar, hoje, deve fazer parte da rotina do profissional contemporâneo. O bem comunicar pode descortinar um mundo incrível de oportunidades que você jamais imaginou. Mas como encontrar o equilíbrio entre formalidade / espontaneidade? Como saber se você ou sua empresa está fazendo marketing, jornalismo, publicidade, marketing de conteúdo, venda direta ou absolutamente nada com um propósito definido (até mesmo, muitas vezes, sem sequer notar, prejudicando o seu próprio negócio)? Como será a sua atuação nesse mundo - que abre suas fronteiras para muito além da sua família, amigos e colegas diretos de trabalho? Essas são todas reflexões que precisaremos enfrentar para o resto de nossas vidas. Para um passo a passo mais assertivo, um profissional especialista da área da comunicação pode te auxiliar a descobrir qual a sua melhor direção. Se você quiser encontrar essas e muitas outras respostas, entre em contato! 

 

Fotos: Everton Reinaldo