Menu

Gastronomia

Cachaça é tradição, elegância e essência

“Temos muito a explorar sobre a cachaça. Quero posicioná-la como um produto gastronômico nacional elegante, com todo o seu charme à mesa e sua força ao paladar”

"Minha missão o Clube das Cachaciers, é articular uma espécie de confraria da cachaça. Para as integrantes, vou trazer palestrantes para falar sobre gastronomia, promover workshops, e ampliar a divulgação do conhecimento sobre a bebida nacional" (Susana Chies) "Temos muito a explorar sobre a cachaça e muito a percorrer neste caminho de posicioná-la como um produto gastronômico nacional elegante, com toda o seu charme à mesa e força ao paladar" Os drinks (de cachaça) foram preparados por Dudu dos Drinks e Caipiras, que veio de Porto Alegre especialmente para o primeiro encontro do ano do Clube das Cachaciers O prato principal foi elaborado pelos chefes Rodrigo Eberle e Ramon Zampieri

O brasileiro passa por um momento histórico político, econômico e emocional. Vivemos várias crises econômicas, mas nenhuma tão profunda e duradoura como essa. Precisamos resgatar o que é nosso, nossas origens, nossa essência. Precisamos voltar a ter orgulho de sermos brasileiros. Foi com esse intuito que resolvi investir no ramo da Cachaça, uma bebida 100% brasileira. A cachaça começou a ser fabricada e consumida no século XVI, dentro dos engenhos de açúcar, sendo sua história paralela à história do Brasil. No final do ano passado, criei o primeiro Clube de Cachaciers do Rio Grande do Sul. Minha missão com este grupo, é articular uma espécie de confraria da cachaça. Para as integrantes, vou trazer palestrantes para falar sobre gastronomia, promover workshops, e ampliar a divulgação do conhecimento sobre a cachaça. Muitas pessoas não sabem mas temos muitos alambiques no Rio Grande do Sul. Temos muito a explorar sobre a cachaça e muito a percorrer neste caminho de posicioná-la como um produto gastronômico nacional elegante, com toda o seu charme à mesa e força ao paladar. Hoje, requintados restaurantes paulistas e cariocas já utilizam a cachaça para flambar pratos deliciosos. Uma imensa variedade de drinks são preparados hoje com base na cachaça que, também pode ser consumida ao natural (gelada por exemplo), claro, sempre com moderação. Aqui em Caxias do Sul (RS) cafeterias (como o MOCCA e o Careme Café) já estão adicionando a cachaça na preparação de seus cafés especiais. A confeitaria está aderindo à utilização da cachaça em brigadeiros. O Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, por exemplo, serve brigadeiro de caipirinha com raspas de limão taiti (uma delícia!). As trufas com cachaça da Original Brigaderia, também estão fazendo sucesso! O Intercity Hotel, de Caxias do Sul, aderiu à cachaça para os deliciosos grostolis preparados para o café da manhã dos hóspedes. Cachaça hoje é tradição, elegância e essência. Tim Tim! 

Susana Chies, Empresária e Cachacier - susana@casatresvendas.com.br