Menu

Esportes

03/07/2019

Iluminação Projetada para Quadras Esportivas

Um projeto luminotécnico adequado é a grande sacada dos clubes e empreendimentos voltados à prática de esportes com bola

Projetos de sucesso, cercam-se de um bons profissionais da iluminação, equipamentos de qualidade e donos dispostos e inovadores Foi-se o tempo das quadras na penumbra Durante as poucas horas que o cliente ficará no local, ele quer ter a melhor iluminação Para se gerar a melhor experiência esportiva, a iluminação da quadra tem que estar adequada

Qualidade de vida é o tema da vez. Somos uma geração de pessoas que investem em uma rotina saudável! “Exercitem-se”, dizem os especialistas! Cada dia mais e mais pessoas buscam encontrar no esporte uma atividade que se enquadre em suas vidas e que alivie as pressões de suas rotinas tão agitadas! Um setor que soube aproveitar este momento de “despertar” para os esportes, posicionando-se como aliado ao bem estar, foi o de estabelecimentos que alugam quadras (tanto poliesportivas quanto as voltadas exclusivamente a determinada modalidade). É crescente o número de clubes inaugurados em todo o país, que disponibilizam a comodidade de locais privados com toda a estrutura para atender o público de forma personalizada.

A qualidade de infraestrutura destes ambientes é o que mais tem chamado atenção dos clientes que buscam os clubes. Nesse sentido, é fundamental que eles sejam bem construídos e bem iluminados. Sim! Um bom projeto de iluminação é a grande sacada dos proprietários deste tipo empreendimento. Durante as poucas horas que o cliente ficará no local, ele quer ter a melhor experiência! Foi-se o tempo das quadras na penumbra! Para se gerar melhor rendimento esportivo, a iluminação da quadra tem que estar adequada!

Experiência Esportiva

A iluminação é um fator determinante em projetos de quadras e ginásios poliesportivos. “A luz é fundamental para o bom desempenho dos tenistas. O tenis é um esporte de muita rapidez e reflexos imediatos. O atleta precisa de visibilidade para se movimentar bem”, explica José Júnior de Lima Corrêa, presidente executivo do Clube Recreio Cruzeiro (RS). “Antigamente os associados reclamavam constantemente do sombreamento na quadra, da pouca luminosidade e da demora para ligar as lâmpadas, quando faltava energia elétrica”, complementa. De acordo com ele, após revitalizar o projeto luminotécnico dos ambientes com o auxílio técnico da Ledluxor, o clube passou a receber elogios dos tenistas usuais (pois a luminosidade aumentou consideravelmente) bem como vários elogios de atletas de outros clubes que visitam o Recreio Cruzeiro.

Economia

A iluminação para quadras esportivas deve ser uniforme, sem sombras e não ofuscante, permitindo que os atletas tenham a clara percepção de objetos e linhas demarcatórias. Esses espaços podem ter diferentes níveis de iluminação, tecnicamente chamados de iluminamento. “Depois da instalação do novo projeto de lâmpadas em LED a economia gerada na conta de luz foi de 75%. Diminuímos o número de refletores de 21 para 14 em cada quadra, sem mencionar a economia já bem sabida gerada pelos refletores de LED que é de aproximadamente 50% em comparação às lâmpadas e refletores convencionais”, complementa Corrêa.

Para Luis Paulo Silva a iluminação adequada também é um fator determinanate para o sucesso do negócio. Ele dirige a empresa Skpadel, sediada em Canoas (RS). “Para a minha empresa a iluminação é de extrema importância. Meu cliente necessita de um ambiente claro, com uma luz forte, porém, que não cause ofuscamento”, explica. “O excesso de luz ou a falta dela eram motivos de muitas reclamações”, ressalta, destacando que, após a revitalização proposta pela Ledluxor a satisfação dos frequentadores das quadras melhorou muito. “O projeto resolveu uma questão crítica do nosso segmento”, avalia. “É claro que o projeto gerou economia, mas, mais importante para mim, é a satisfação plena do cliente, que acredito tenhamos alcançado depois da revitalização luminotécnica. O ambiente também ficou muito mais bonito. A aparência do local é de extrema importância para todos”, comemora.

Profissionalismo

O projeto luminotécnico elaborado por um profissional irá dimensionar a quantidade de Lúmens (unidade de medida para a quantidade de “luz”) que cada tipo de quadra irá necessitar. Em geral, o que interfere nessa avaliação é o tipo de modalidade esportiva praticada no local e suas diferentes categorias (recreativa, amadora, profissional, televisiva, entre outras).

O sistema de iluminação mais indicado para esse fim é o composto por refletores de alto rendimento, que devem ser direcionados para a quadra com distribuição uniforme. É fundamental que o dimensionamento dos refletores, lentes e projetores evite o ofuscamento. Para isso, o cálculo deve manter a luz direta fora do alcance dos olhos dos atletas, profissionais envolvidos e espectadores.

Os modelos de lâmpadas podem ser de vapor metálico, mas a tendência atual é o LED.  Hoje os refletores de LED de alto rendimento chegam a ter 170lm/w, ou seja, produzem muito mais luz por Watt gasto. Isso significa resultado na iluminação e economia na conta de luz! Projetos de sucesso, cercam-se de um bons profissionais da iluminação, equipamentos de qualidade e donos dispostos e inovadores.

Beleza e Bem Estar

Tiago Antunes, Sócio Diretor do Grupo IT´S Esportes e Eventos (sediado em Porto Alegre – RS) ressalta que além de ser essencial no dia a dia para a qualidade da experiência dos clientes durante o momento da prática esportiva, em torneios oficiais, a iluminação é um dos itens mais cobrados pelas Federações e atletas de ponta. “Sob uma perspectiva de gestão, o custo de energia é uma das variáveis que pesam sobre a operação. Portanto é fundamental equilibrar a maior qualidade possível de iluminação com gestão responsável de custos”, avalia. Ele conta que, em seu empreendimento, os clientes também reclamavam a respeito das luzes. “Quadras mal ou pouco iluminadas, pontos de sombreamento, refletores ofuscando os atletas em momentos importantes das partidas, eram alguns dos tópicos mencionados”, descreve Antunes.

“Como buscamos a diferenciação em todos os pontos possíveis para gerar a melhor experiência aos nossos clientes, recebemos feedbacks positivos e críticas construtivas, que nos auxiliaram a ajustar o poscionamento e, principalmente, confirmar que nossa escolha pela LedLuxor como fornecedor e parceiro foi acertada”, afirma o empresário, que, mesmo antes de abrir o negócio, já tinha realizado pesquisas de campo, inclusive no Exterior, buscando as melhores referências sobre equipamentos e posicionamento dos refletores. A aparência do ambiente também é um fator importante para ele. “Sim. O lado estético também deve ser considerado e os equipamentos da LedLuxor são muito bonitos. Primamos por oferecer aos nossos clientes um local agradável para a prática esportiva e convívio social e familiar. Seja para o atleta amador de todas as idades ou para os profissionais, parte de nosso objetivo é ter um clube que chame a atenção por sua beleza, funcionalidade e limpeza”, conclui.

 

Karyne Vargas