Menu

BIO

Correção de Grau e Catarata

Podemos aproveitar a cirurgia de catarata para corrigir o grau de óculos do paciente

Podemos aproveitar a cirurgia de catarata para corrigir o grau de óculos do paciente Na cirurgia de catarata removemos uma lente natural do olho humano, chamada cristalino, e implantamos uma lente artificial Independentemente da técnica cirúrgica utilizada, o procedimento realiza-se sob anestesia puramente local

A correção de grau de óculos por meio de cirurgia conta com um grande arsenal de técnicas nos dias de hoje. Temos à disposição três técnicas que utilizam LASER, mais apropriadas para pacientes abaixo dos 40 anos. Ocorre que estes pacientes quando operados não se vêem livres dos óculos ou lentes  por muitos anos em razão do surgimento da presbiopia (vista cansada). Nesta faixa etária a presbiopia começa a atrapalhar a visão para perto e as pessoas que nunca usaram óculos passam a utilizá-los enquanto as pessoas que já os utilizavam experimentam mudanças no grau das lentes.

No outro lado da escala de idade, os pacientes acima dos 60 anos sofrem cada vez mais com o surgimento precoce de um problema oftalmológico muito comum: a catarata. Não existe tratamento clínico (com remédios) ou com meios ópticos (lentes) para a catarata e, uma vez detectada, o avanço é inevitável e leva à uma visão cada vez mais baixa. A prevalência de catarata nos adultos é de 17,6% nos menores de 65 anos; 47,1% no grupo entre 65-74 anos e 73,3% nos indivíduos acima de 75 anos. Com o tempo, a qualidade de vida cai a ponto de não haver outra alternativa senão a cirurgia.

Na cirurgia de catarata removemos uma lente natural do olho humano, chamada cristalino, e implantamos uma lente artificial. Independentemente da técnica cirúrgica utilizada, o procedimento realiza-se sob anestesia puramente local e muitas vezes o paciente já fica sem curativo no olho operado no mesmo dia do procedimento. Em todos os casos há a necessidade de implantar essas lentes e elas permanecem no interior do olho do paciente pelo resto de sua vida, sem problemas, sem necessidade de manutenção ou troca.

Nesse evento, temos uma oportunidade de ouro nas mãos. Podemos aproveitar a cirurgia de catarata para corrigir o grau de óculos do paciente: temos a nossa disposição diversas lentes intra-oculares capazes de fazer isso. Escolhendo a lente mais adequada para cada paciente e implantando-a, conseguimos restaurar a visão perdida pela catarata e ainda livrá-lo de seus óculos, para longe e para perto. Fazemos isso rotineiramente nos pacientes desta faixa de idade (acima de 60 anos). Ocorre que os pacientes com idade  entre 40 e 60  anos encontravam-se em uma espécie de limbo no que se refere às cirurgias de correção de grau para perto. Não havia para eles a possibilidade de correção completa com LASER e tão-pouco a possibilidade de uma cirurgia de correção com implante de lentes intra-oculares. Por essa razão, por muito tempo deixou-se essa parcela de pessoas altamente produtivas sem opções de manejo senão o uso de lentes de contato e/ou óculos multifocais. 

Recentemente, as sociedades de cirurgia de catarata e cirurgia refrativa do mundo todo passaram a encarar o surgimento da presbiopia (grau para perto) como a forma inicial de catarata e dessa forma a indicação de cirurgia e do implante de lentes de alta tecnologia (lentes premium) passou a ser indicada aos pacientes com grau para perto, sem a necessidade de esperar o avanço inevitável da patologia e a piora progressiva da visão. Em um mundo onde as pessoas vivem cada vez mais, de maneira saudável, garantir uma boa visão é garantir uma ótima qualidade de vida na "melhor idade".

A cada ano que passa mais e mais pessoas descobrem os benefícios da cirurgia de catarata com lentes premium. Na atualidade, a correção cirúrgica das ametropias (grau de óculos) e a correção cirúrgica da catarata compartilham de benefícios mútuos e não requerem o “amadurecimento" da catarata como no passado. Saiba mais sobre estes e outros procedimentos cirúrgicos de correção de grau e de catarata visitando-nos. 

A nova diretriz na cirurgia de catarata com correção grau é  “the sooner, the better” ou quanto antes, melhor. Antecipando a cirurgia de catarata podemos evitar os desconfortos que baixa visão acarreta e acima de tudo, diminuímos enormemente os riscos cirúrgicos e pós-operatórios já que operar cataratas precoces permite ao cirurgião utilizar técnicas mais avançadas, menos invasivas, e o procedimento tende a ser mais rápido, assim como a recuperação.