Menu

Carolina Marchi

Economia em Energia

Quem investiu no sistema fotovoltaico está usufruindo dos seus benefícios?

Os sistemas fotovoltaicos estão ganhando destaque justamente pelo benefício que trazem a quem os utiliza: economia em energia Podemos olhar para essa opção como um investimento, em que o dinheiro rende mais do que aplicações tradicionais e de médio risco, ou simplesmente como uma redução de custo fixo, seja para uma pessoa física ou para uma empresa "A Voltatec se tornou referência em elaboração e implementação de projetos fotovoltaicos em toda a região e inclusive possui obras fora do país" (Genilson Faoro, 33 anos, Diretor da Auni Soluções Químicas Ltda)

O tema da energia solar está cada vez mais presente nas  rodas de conversas e encontros de pessoas, seja um grupo familiar, de amigos ou empresários. Os sistemas fotovoltaicos estão ganhando destaque justamente pelo benefício que trazem a quem os utiliza: economia em energia. Podemos olhar para essa opção como um investimento, em que o dinheiro rende mais do que aplicações tradicionais e de médio risco, ou simplesmente como uma redução de custo fixo, seja para uma pessoa física ou para uma empresa.

Muitos ainda se perguntam se essa tecnologia realmente funciona. Quem investiu no sistema fotovoltaico está usufruindo dos seus benefícios? Como funciona todo o processo para ter o seu sistema? Essas e outras perguntas deixaremos que nossos clientes respondam. Para essa edição, convidamos um cliente empresarial de Caxias do Sul para falar sobre como percebe o processo de aquisição do sistema fotovoltaico. A seguir,  apresentamos as impressões de Genilson Faoro, 33 anos, Diretor da Auni Soluções Químicas Ltda.

Por que você escolheu essa tecnologia para sua empresa?

Pela preocupação com o meio ambiente e buscando o retorno de investimento que ela possibilita para a empresa.

Como você ficou sabendo a respeito dessa possibilidade?

O primeiro contato que tivemos com esta nova tecnologia foi em 2015, por meio de fornecedores e pela própria divulgação da mídia. Porém o custo elevado e a dificuldade nas liberações de crédito não permitiram o investimento neste processo anteriormente. Após a definição da implantação, a Voltatec foi a empresa que apresentou o melhor projeto. Todo o atendimento foi com acompanhamento de visitas técnicas e reuniões produtivas, esclarecendo conceitos técnicos. A empresa foi muito profissional desde o início do projeto. A Voltatec se tornou referência em elaboração e implementação de projetos fotovoltaicos em toda a região e inclusive possui obras fora do país.

Como foi o processo de instalação?

Foi muito rápido, em um curto período de tempo todo o sistema estava instalado e operando.

Quais foram os principais desafios na adaptação ao uso da tecnologia?

A adaptação foi muito tranquila, pois o sistema por si só é auto gerenciável

Quais as principais vantagens de ter decidido pela mudança?

Ter um processo produtivo com responsabilidade ambiental e o retorno financeiro que o projeto apresenta.

Há alguma desvantagem em relação a ela?

Desvantagem não existe nenhuma pois sua implementação é fácil e o sistema opera por conta própria.

Você recomendaria a tecnologia? Para quem?

Sim recomendo. Para todas as empresas, principalmente para aquelas que não tem opção de crédito de impostos, ou não podem negociar a compra direta de energia com outras concessionárias.  Sempre é importante realizar o estudo e análise financeira do projeto. A partir da implementação desta tecnologia, ela sendo geradora parcial ou total de energia consumida, a empresa diminui ou elimina a variável dos reajustes das tarifas aplicadas pelas concessionárias de distribuição elétrica no decorrer dos anos.

“A Voltatec se tornou referência em elaboração e implementação de projetos fotovoltaicos em toda a região e inclusive possui obras fora do país” (Genilson Faoro, Diretor da Auni Soluções Químicas Ltda)