Menu

Adriana Schio

9º Fórum de Inovação da CIC – Inovação e seus Impactos na Sociedade

Colaboração é essencial para a inovação. Ou seja, precisamos de pessoas engajadas, de senso de pertencimento e de protagonismo colaborativo dentro das empresas para o salto digital, disruptivo e inovador que os tempos V.U.C.A exigem

O que chamou a atenção nesta edição do Fórum de Inovação foi a diversidade dos temas tratados e dos cases apresentados, com aplicabilidade em diversos segmentos econômicos e diferentes portes de empresas. Fotos: Candice Giazzon O debate sobre tal diversidade de temas, segmentos e perfis de negócios provocou os participantes a saírem do evento com insights, lições e experiências para aplicação em suas empresas. Na foto Adriana Schio e Ariane Pelicioli, da Piipee. Fotos: Candice Giazzon Prêmio de Inovação para Soprano. Fotos: Candice Giazzon Diretoria de Projetos e Inovação da CIC, organizadora do 9º Fórum de Inovação. Fotos: Candice Giazzon Prêmio de Inovação para Fotologia. Fotos: Candice Giazzon Prêmio de Inovação para Sicredi. Fotos: Candice Giazzon No encerramento do 9º Fórum de Inovação foram premiados os vencedores do 2º Prêmio de Inovação da CIC. Fotos: Candice Giazzon Atitude, protagonismo colaborativo, exponencialidade tecnológica e humana, diversidade, mudança de mindset e pertencimento foram alguns dos principais termos ou ensinamentos proferidos pelos painelistas. Fotos: Candice Giazzon Os cerca de 250 participantes do 9º Fórum de Inovação receberam um exemplar da última edição da revista NOI no kit do evento. Fotos: Candice Giazzon

Atitude, protagonismo colaborativo, exponencialidade tecnológica e humana, diversidade, mudança de mindset e pertencimento foram alguns dos principais termos ou ensinamentos proferidos pelos painelistas e palestrantes do 9º Fórum de Inovação, promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio da Diretoria de Projetos e Inovação, no último dia 26 de setembro, na sede da entidade.

Durante quase 10 horas, os cerca de 250 participantes do evento dirigiram uma imersão em temas divididos em quatro painéis, além da palestra-âncora de abertura com a futurista e presidente da 5 Years From Now, Beia Carvalho, e da palestra por videoconferência com René de Paula Jr. Os quatro painéis versaram sobre o futuro do trabalho, startups e organizações exponenciais, ambientes de inovação e locomoção.

Além da qualidade ímpar dos painelistas, alguns da Serra Gaúcha e outros oriundos de outras regiões e do centro do país, o que chamou a atenção nesta edição do Fórum de Inovação foi a diversidade dos temas tratados e dos cases apresentados, com aplicabilidade em diversos segmentos econômicos e diferentes portes de empresas.

O evento gerou espaço para a apresentações de cases como carro elétrico, uso de inteligência artificial em escritórios de advocacia, soluções de tecnologia nas áreas da saúde, financeira, telefonia, comunicação, e-commerce de varejo e, até, uma solução pioneira, sustentável e econômica para utilização em vasos sanitários que evita o descarte de água, como o Piipee. O debate sobre tal diversidade de temas, segmentos e perfis de negócios provocou os participantes a saírem do evento com insights, lições e experiências para aplicação em suas empresas.

Com o tema principal Inovação e os Impactos na Sociedade, o 9º Fórum de Inovação deixa duas importantes questões para refletir. A primeira é que, mais do que transformação digital, precisamos mudar o mindset das pessoas dentro das organizações. Essa mudança de pensamento é que permitirá um ambiente propício para o fomento da inovação e a criação de uma cultura digital. A segunda questão é que colaboração é essencial para a inovação. Ou seja, precisamos de pessoas engajadas, de senso de pertencimento e de protagonismo colaborativo dentro das empresas para o salto digital, disruptivo e inovador que os tempos V.U.C.A exigem.

2º Prêmio de Inovação da CIC

No encerramento do 9º Fórum de Inovação foram premiados os vencedores do 2º Prêmio de Inovação da CIC. A iniciativa busca fomentar a inovação e a implementação de projetos nas empresas e premiar ideias inovadoras que promovam o desenvolvimento da região. Fotologia, Sicredi e Soprano concorreram com outras 11 organizações inscritas e foram as vencedoras.

A Fotologia, primeira colocada, apresentou o Hub de conteúdo Fotologia, focado em cursos online e marketing de conteúdo para profissionais de fotografia de todo Brasil. A segunda colocada, Sicredi Pioneira RS, venceu com a metodologia para construção do planejamento estratégico da cooperativa para 2018-2020, enquanto a Soprano ficou com o terceiro lugar com o projeto Smartlock e a fechadura digital Smart ONE, gerenciada por aplicativo de smartphone. Os prêmios foram entregues aos três vencedores pela vice-presidente de Serviços da CIC, Maristela Tomasi Chiappin, que, atualmente, figura como personalidade empreendedora na capa da última edição da revista NOI (setembro / outubro 2018).

Os participantes do 9º Fórum de Inovação receberam a última edição da revista NOI no kit do evento